Na tarde desta quarta-feira (5), teto da Igreja São Francisco de Assis, no bairro Pelourinho, em Salvador (BA), desabou. Uma mulher morreu e cinco ficaram feridas após o desabamento, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
Três viaturas de bombeiros permanecem no local atendendo as vítimas e realizando buscas na área, segundo o órgão. Equipes do Serviço e Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado.
Imagens mostram os estragos após o desabamento edificação histórica, erguida entre os séculos XVII e XVIII. Pedaços de madeira cobrem o local onde os fiéis se sentam para acompanhar as missas. O teto não cedeu completamente, parte da estrutura de madeira não veio abaixo. Até o momento, não se sabe quantas pessoas estavam no local no momento do acidente.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou atendimento a uma pessoa consciente que foi encaminhada para unidade hospitalar. O óbito constatado no local pela equipe do SAMU é de uma mulher, sem idade informada.
As Polícias Militar e Civil, além da Defesa Civil de Salvador (Codesal) também estão no local. A Codesal informou que interditou o local para “sanar o risco”.
O Convento de São Francisco foi fundado pelos frades menores, ordem religiosa fundada por São Francisco de Assis, em 1587. A atual igreja é revestida em ouro e construção iniciada em 1708. Nos destroços do desabamento, objetos dourados estão em entre os estilhaços de madeira. Veja o local após o desabamento:
A igreja e o convento são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e classificadas como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, estão localizados no Centro Histórico de Salvador (CHS), esse que é Patrimônio Mundial reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Em outubro do ano passado, o Iphan afirmou que investiria R$ 1,2 milhão na restauração da Igreja e Convento de São Francisco.
“A preservação de bens culturais como a Igreja e Convento de São Francisco é uma responsabilidade compartilhada. É um esforço coletivo que envolve o compromisso de todos os setores da sociedade”, disse o superintendente do Iphan-BA, Hermano Guanaes e Queiroz.
Mín. 20° Máx. 32°