Na manhã desta quarta-feira (4), as polícias Civil e Militar de Sergipe deflagraram uma operação integrada que resultou na desarticulação de uma associação criminosa responsável por uma série de crimes patrimoniais e contra a vida no município de Itabaiana, no agreste sergipano. A ação culminou no cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva e uma prisão em flagrante, além da apreensão de armas, munições e materiais de interesse investigativo.
Durante a operação, que contou com a atuação da Divisão de Repressão a Crimes Patrimoniais e de Homicídios da Delegacia Regional de Itabaiana, com apoio do Regimento de Cavalaria Mecanizada de Motopatrulhamento (Getam), também foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal do município.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso agia de forma violenta e estratégica, monitorando as vítimas antes de realizar os ataques. Entre os crimes atribuídos à associação estão duas tentativas de latrocínio registradas na zona rural de Itabaiana. Em ambas as ocasiões, as vítimas foram abordadas ao sair de suas propriedades, baleadas e roubadas.
Os criminosos também foram responsáveis por invasões e roubos a chácaras, muitas vezes durante confraternizações. Em alguns casos, as vítimas foram agredidas fisicamente e até alvejadas com tiros. Um dos crimes mais graves que motivaram a operação foi um homicídio qualificado, cometido por três homens armados durante uma emboscada noturna. A vítima foi executada sem chance de reação.
Durante a operação, dois suspeitos reagiram à abordagem policial, foram baleados e não resistiram aos ferimentos. Um dos alvos segue foragido.
A Polícia Civil destaca que a operação representa um avanço significativo no combate à criminalidade organizada na região agrestina de Sergipe, especialmente contra grupos envolvidos em crimes de extrema violência.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações de forma anônima por meio do Disque-Denúncia (181). O sigilo é garantido.
Mín. 18° Máx. 26°